segunda-feira, 18 de junho de 2007

O planejamento governamental elaborado pensando na sustentabilidade local

As novas perspectivas de planejamento na esfera pública são afetadas por novos conceitos de desenvolvimento. O que catalisa mais discussões é o de desenvolvimento sustentável. Alguns o definem como sendo a nova salvação para garantir que o crescimento econômico não cause disparidades. Outros acham que a sua aplicabilidade é utópica. Entretanto, suas bases conceituais são norteadoras de ações governamentais que garantam os interesse de desenvolvimento e crescimento.

Agir localmente e pensar globalmente. Esse é o pressuposto que sustenta a idéia da municipalização como garantia de que as ações sejam feitas em vista do desenvolvimento. Assim, nasce a idéia do desenvolvimento local. Conforme o renomado entendido do assunto, Sérgio Buarque: “o desenvolvimento local requer alguma forma de mobilização e iniciativas a atores locais em torno de um projeto coletivo”. São os atores locais (população, empresas, instituições, dentre outros) que conhecem a realidade do município e podem orientar a formulação do planejamento local.

Vários são os modelos que usam técnicas de planejamento. Mas aquele que permite a junção dos grupos sociais e técnicos, como forma de explicar o confronto entre a negociação dos interesses com a racionalidade técnica, é o Diagnóstico Rápido Participativo. Nada melhor do que juntar o público-alvo do planejamento com os formuladores do mesmo.

Muito se discute acerca dos entraves na implementação de políticas públicas no Brasil. Seu processamento depende da reunião de esforços entre atores sociais beneficiados ou não com os programas governamentais e os técnicos responsáveis. Outrossim, as metodologias de avaliação de programas públicos permitem o feedback entre o que foi planejado e o que foi implementado.

Por fim, em vista do levantamento dos problemas e das potencialidades locais, o planejamento deve diminuir aqueles e alavancar estes. Uma das formas eficientes de conseguir este último pode se dar através do fortalecimento de Arranjos Produtivos Locais, que são redes de empresas que operam em uma determinada área geográfica e colaboram para conseguir maior eficiência e competitividade.

Nenhum comentário: