segunda-feira, 11 de junho de 2007

O impacto da TI na carga horária

A carga horária é totalmente atingida pela os benefícios trazidos pelas tecnologias da informação (TI). O aumento de produtividade se dá pelo aumento da eficiência do horário de trabalho. Não há mais a necessidade de o funcionário se dirigir ao local de trabalho para realizar suas tarefas. Ele as realiza de qualquer ponto do planeta, somente estando conectado ao ciberespaço através da TI. Entretanto, os malefícios trazidos se sobrepõem aos benefícios. A carga horária se estende ao convívio familiar. Laços afetivos são trocados pelo alcance das metas, que precisam de todo o tempo disponível do trabalhador, seja no local de trabalho ou fora dele. A nova ordem econômica acaba afetando a qualidade de vida do funcionário.

Os net slaves são os filhos dessa nova economia. São tratados como os iludidos das fantasias prometidas pela TI. E por estarem presos ao novo modelo de trabalho, eles são incapazes de esboçar uma reação. Se lutarem contra este novo modelo, podem ter seus postos de trabalho ocupados por outros, ou uma nova tecnologia que os substituam. Vivem em uma encruzilhada, que o caminho que for escolhido terá o mesmo fim psicopatológico.

As psicopatologias (como a depressão, o pânico, o estresse, dentre outros) ganham força neste novo mundo do trabalho. Consomem todo o potencial produtivo de quem por elas são afetadas. As organizações perdem tempo ao diagnosticar e tratar destas enfermidades. Ao invés de otimizar seu tempo produtivo, ela aumenta seu improdutivo. Devem preocupar-se, então, dos impactos causados pela TI na carga horária de seus funcionários.

Nenhum comentário: