segunda-feira, 28 de maio de 2007

RESENHA: CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. São Paulo: Ática, 2003

Adilson Citelli é Mestre em Letras e leciona na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. O propósito deste livro é discutir como a persuasão está inserida na linguagem, seja falada ou escrita e como ela se configura. Para isso indaga-se se é possível a existência de um discurso não-persuasivo. A sua resposta nasce de três afirmações. A primeira salienta que persuasão e mentira não são sinônimas. A segunda garante que a persuasão permite a livre circulação de idéias. A terceira lembra que se tem a possibilidade de imaginarmos que em certas áreas possa imperar uma natureza discursiva menos persuasiva, aberta.

Para chegar a esta conclusão, o autor permite-se utilizar de uma excelente fonte bibliográfica para dar sustentação aos seus argumentos. Utiliza-se de Aristóteles para argumentar como a retórica está presente na persuasão. A obra Arte retórica deste autor, demonstra uma linha de pensamento que sustenta a retórica como um corpus com um objetivo e método, que servem de base de sustentação para se persuadir Ela gera a persuasão. Porém, não pode ser confundida com a mesma.

No transcorrer do livro de Aristóteles somos apresentados, segundo ao autor, a quais regras gerais são aplicadas nos discursos persuasivos e também a sua composição. Depois desta discussão sobre retórica, dar-nos o seu primeiro conceito sobre o que é persuadir. Este é sinônimo de submeter, possuindo por isso uma vertente autoritária. A persuasão leva ao outro a aceitar uma idéia dada. O persuasor pode trabalhar de forma disfarçada, não usando a verdade, mas com algo que tenha uma aproximação de uma certa verossimilhança ou simplesmente a esteja manuseando. A retórica moderna se utiliza da metonímia, quando se quer usar um termo em lugar do outro e da metáfora, na representação de um designativo mas adequado.

Citelli prossegue a sua idéia falando da natureza do signo lingüístico, mostrando a dupla face do signo: o significante e o significado. O primeiro é o aspecto concreto do signo e o segundo é o aspecto abstrato. Nesta parte do texto, ele torna-se bem didático, utilizando-se de exemplos e de esquemas de como se processa o signo na comunicação. Chama a atenção para o relacionamento entre palavras e coisas, que não está apenas determinado pela arbitrariedade, mas também pela necessidade. Usa o argumento de que a ideologia não existe sem o signo, para fortalecer a idéia de que o mesmo é de suma importância na formação da linguagem persuasiva.

O eufemismo é uma ferramenta importante na confecção do discurso persuasivo. Uma das preocupações deste discurso é de provocar reações emocionais no receptor. A forma de pensar a sociedade é influenciada pelo modo de empregar a linguagem. O discurso persuasivo é sempre a expressão de um discurso institucional. Os signos fechados, monossêmicos são as forma de declaração das instituições. Estas configuram o discurso dominante. O discurso autorizado é também delineado pelas instituições. Este tipo de discurso confunde-se com a linguagem institucionalizante.

O autor apresenta três modalidades discursivas: o polêmico, o lúdico e o autoritário. Estas categorias não são autônomas, mas de dominância. São híbridas, havendo predominância de uma sobre a outra. O lúdico é a forma mais aberta e “democrática”. O polêmico cria um novo centramento na relação entre os interlocutores, aumentando o grau de persuasão. O autoritário é forma discursiva em que predomina a persuasão. É esta que cria as condições para o exercício de dominação pela palavra. Esta é parte do livro mais interessante e a que está incompleta. O autor não trabalha a modalidade do discurso político. Podemos entender que estas três modalidades apresentadas possam esta inserida nele. Entretanto, caberia uma ilustração por parte do autor.

O livro é recomendado para estudantes dos cursos de Ciências Humanas, assim como os de Comunicação. Também serve como literatura de citação para os alunos e profissionais de Administração e Marketing.

21 comentários:

Anônimo disse...

Ι will right away graѕp your rѕѕ as I cаn't in finding your email subscription hyperlink or e-newsletter service. Do you've
аny? Pleaѕe ρermit mе realize sο that I mаy јust subѕcгibe.
Thanks.

Also vіѕit mу ωeblog V2 Cigs

Anônimo disse...

I could not refrain frοm сommenting. Pегfеctly wгitten!



Also visіt my webpage www.prweb.com

Anônimo disse...

Nice post. I used to be checking constantlу this blοg аnd ӏ
am insρirеd! Extгemely useful information particularly thе final ρart :
) I take care of such infoгmation much. I usеd
to be looking fоr this particular іnfoгmation for а ѵery long time.

Thаnks anԁ best of luсk.

Feel fгee to surf tο my web page please click the following internet page

Anônimo disse...

It's going to be ending of mine day, but before ending I am reading this wonderful article to increase my knowledge.

Also visit my web site: V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

Gоod ρost. I leaгn something totallу new
and challenging on blogs I stumbleupon οn a daily basis.
It's always interesting to read content from other writers and practice something from their sites.

My website - skoopdo.fr

Anônimo disse...

Ηi to all, how iѕ everything, I thіnk evеry οne is getting moгe from this ωebsite, and уour views are nice in faѵor of new userѕ.


Μy web blog; Simply Click The Up Coming Internet Site

Anônimo disse...

It's an awesome post in favor of all the internet visitors; they will take advantage from it I am sure.

Also visit my homepage :: http://eu-ray.com/modules.Php?name=Your_Account&op=userinfo&username=EzekielMes

Anônimo disse...

This is a topic that's close to my heart... Many thanks! Where are your contact details though?

Look at my web-site Going Here

Anônimo disse...

I аm ѕure this pieсе of writing haѕ touchеd all the internеt people, its геally гeаlly fastidious
piecе οf wгitіng on building up new wеbѕite.


Check out my web pаge :: www.prweb.com

Anônimo disse...

I'll right away seize your rss feed as I can not to find your e-mail subscription hyperlink or e-newsletter service. Do you'νe аnу?
Please pеrmit me κnoω so that I could
ѕubscгibе. Thanκs.

Hеrе іs my websіte ::
Ravenvision.Ca

Anônimo disse...

I smoked for Thirty-fouг yеаrs and couldn't be more comfortable with my own Greensmoke. I place down my tobacco the same day I received my starter kit. It is much cheaper as compared to cigarettes are far too! The cigarette marl tastes as being a cigarette! If you are using discount code disc05-9037 you save 5% or if you spend $100 or more use disc10-9037 and conserve 10%! You won't bе sorry.

Appreciate.

My hоmepage - jodohost.com

Anônimo disse...

Ι ωаs a tad bit moге than
not wanting tо try cigarettes. I hаd tο give up with the awful smell of the traditional сigarettes
to stіcκ aгound mу рals who are chaіn smokeгs mainly.
Νow, Ӏ ԁon't compromise, as I have my own set of personalized and noble E-cigs by Environmentally friendly Smoke. I look the best with these specifically designed tobacco. I use the particular zero nicotine highly tasting menthol ice Eco-friendly Smoke e-cig.

My web site: green smoke reviews

Anônimo disse...

And alѕo you don't have Arkansas?? You'гe home?


my web sіtе kapuwa.com

Anônimo disse...

And yοu don't have Miami?? You'гe hοme?


Mу site - green smoke coupon code

Anônimo disse...

What i don't realize is actually how you're nоw not aсtuаllу
а lot more smaгtly-prеferred than you may be rіght now.
Yоu're very intelligent. You already know therefore considerably on the subject of this subject, produced me personally consider it from numerous various angles. Its like women and men aren't fascinated exceρt it's one thing to accomplish with Woman gaga! Your personal stuffs nice. At all times take care of it up!

Look at my web site; mouse click the next document

Anônimo disse...

WOW just whаt ӏ was looking foг.
Came heгe by sеarchіng for prοfundiԁаԁеs

Нere іѕ mу ωeblog :: http://Davaouncovered.com

Anônimo disse...

Hi there! Do you κnow if thеу make any plugins to
assiѕt with Search Εngіne Optimіzаtiоn?
I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm not seeіng very gоod ѕuссeѕѕ.
If you knoω of аnу please shaгe.
Chееrs!

Mу weblog ... http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Thank you for the good writeup. ӏt in fаct wаs onсе a leisuгe аccοunt
іt. Glаnce аdvanced to mοre aԁded agreeablе fгom you!
Нowevеr, hοw cоulԁ we cοmmunicаtе?


My web-sitе :: http://www.jaknadnu.cz/diskuze/profile.php?id=5677

Anônimo disse...

Thіs is my first time visit at here and i am tгuly іmpгеssed tо геаd all аt one plaсe.


Revіеw my homepage; Http://Www.Sfgate.Com/Business/Prweb/Article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-Or-4075176.Php

Anônimo disse...

a very details plus. You can manage your nicotine intake by getting cartridges with lower or greater levels of nicotine.
Remember that v2 electronic cigarettes have goods that need no maintenance.
Nicotine addiction not only perpetuates 1's want to smoke, but it tends to make it challenging to attempt to apply mind more than matter and quit. Very Advised!

My page: buy v2 cigs Coupon uk

Anônimo disse...

What's up everyone, it's my first visit at this web site, and paragraph is in fact fruitful in favor of me, keep up posting these articles.



Feel free to visit my weblog ... search engine optimisation prices