quinta-feira, 9 de setembro de 2010

9 de setembro

A data acima marca o marco regulatório que a 45 anos atrás reconheceu a profissão de Administrador. Os conselhos federal e regionais foram criados para que aqueles que tivessem a graduação de Bacharel em Administração fossem quem exercesse a profissão com respaldo da lei.

No entanto, como a lei surgiu numa época em que nem mesmo a empresas eram profissionais, Administrador ganhou o status de cargo e não de profissão, até mesmo no código civil de 2002. Só que hoje é uma profissão mais respeitada, não por força de trabalho dos conselhos, mas pelos egressos das universidades que sentiram na pele a desvalorização da profissão no mercado de trabalho.

No momento, haá correntes de pensamento dos mais variados setores que defendem que os cargos de comando em que são necessários profundos conhecimentos administrativos sejam ocupados por administradores profissionais. Esse ocupação se estende para a administração pública.

Há muito pouco a se comemorar para uma profissão que comemora 45 anos de existência. Mas, os avanços conquistados criam boas expectativas para os profissionais graduados em Administração.

Nenhum comentário: