terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A portabilidade começa

As regras de portabilidade no setor de telefonia passaram a avigorar no dia 19 de janeiro de 2009. Elas surgem com o intuito de aumentar a competitividade no mercado e comodidade dos usuários que não querem ter transtornos ao mudar de operadora de telefone.

Com relação à competitividade, essas regras trazem benefícios gerenciais e tecnológicos. As empresas deverão investir em marketing e qualidade para manter e atrair clientes. Num mercado oligopolizado, como o sergipano que possui apenas quatro empresas que atuam com celular e três com fixo, a portabilidade o transforma num “ringue estratégico” nivelado.

Para o usuário, há os ganhos relacionados à troca de agenda telefônica, a aquisição de aparelhos com melhor funcionalidade e a permanência do número telefônico. Também tem o fato do desbloqueio, que já é usado na estratégia de marketing de uma das players do setor telefônico.
Porém, resta a dúvida da eficácia da portabilidade quando falamos da tecnologia 3G. Será que trocar para uma operadora que ainda não aderiu a essa tecnologia dará garantias de funcionalidade do aparelho? Por enquanto, ainda não há sinais do mercado referente a essas garantias

Nenhum comentário: