quarta-feira, 19 de março de 2008

Objetivos organizacionais como direcionadores da gestão de custos

A administração pôs seu foco de estudo sobre a gestão de custos com a formulação dos princípios de Taylor. Salienta o estudioso, que a racionalização do trabalho do individuo aumenta a eficiência das tarefas realizadas por ele e, por conseguinte, a uma melhor utilização dos recursos despendidos em tais tarefas. Esses recursos são os custos que a organização realiza para o alcance de seus objetivos.

Os objetivos organizacionais são atingidos com os esforços dos colaboradores e a perfeita utilização dos recursos organizacionais. Todos os dois possuem interferência financeira nas decisões de investimento organizacional, pois direcionam os custos incorridos. Daí a importância de mensuração e controle de custos.

O estabelecimento de objetivos departamentais orienta as atividades que ajudarão a atingir a meta final da organização. A medição e controle do progresso com a ajuda de orçamentos padrões facilitam a análise e tomadas de decisão sobre o ajustamento de recursos e a implantação de melhorias para manter a empresa prosseguindo em equilíbrio e na direção almejada pelos objetivos de lucro.

Para tanto, a gestão de custos deve estar atenta na melhor utilização de recursos de alto custo, assim como do custo gerado pelo desperdício. A administração deve estar atenta para as despesas que flutuam com a alteração na volume de produção, verificando se são incorridos em relação ao tempo gasto em operações e identificando se seu caráter é de custo fixo ou variável. Um sistema de custos coeso facilita esta apuração.

Nenhum comentário: