quarta-feira, 9 de maio de 2007

A punição pela competência

Imagine-se na seguinte situação: você é funcionário de um banco estatal. Veio de outra unidade para suprir uma vaga e conseguiu. Mostrou que era bom funcionário. Bateu metas. Remodelou o sistema de trabalhou de seu setor. Você é um entusiasta. Trabalha até nas suas horas de folga, resolvendo problemas externos. Enche os olhos dos seus colegas e principalmente de seu chefe.

Com o passar do tempo, surge uma oportunidade de promoção. Você mudará de cargo. Ganhará mais. Porém, terá que volta para a sua antiga unidade, onde fez grandes amigos. Seu chefe fica sabendo é toma uma atitude contraria do que você esperava: barra sua promoção e conseqüentemente seu aumento. Impede também sua saída.

Esse é um pequeno relato de como os profissionais de maior destaque e maior competência, podem ser punidos por suas qualidades. O chefe não pode reprimir a ascensão de um subordinado, só porque não há em sua equipe pessoas de igual valor. Essa atitude demonstra falta de competência em gestão.

O funcionário em muitos casos torna-se desmotivado, não produzindo como antes. Diminuindo sua produção, pode acabar demitido.

Nesses casos, o chefe tem que ter duas posturas: (1) saber disseminar a competência dentro de sua equipe, tendo como exemplo este funcionário do relato, mas tendo cuidado para não mina-la com o nascimento de sentimentos que podem segrega-la; (2) fazer um acompanhamento individual de seus funcionários, levantando qualidade e defeitos que podem ser mais bem trabalhados, assim podendo nivelar sua equipe em volta da competência almejada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Glauco eu gostei da maneira que vc analisa a situação do funcionario dentro de uma empresa, já q hoje em dia a VALORIZAÇÃO desses funcionarios cada um em sua funçao e experiencia quase não existe devido a isso muitos so trabalha pra receber n final do mês mais nao pensa em produzir com qualidade pois não tem o respeito que é merecido. Continui assim TE ACHO SUPER INTERESSANTE. BJOS