segunda-feira, 22 de março de 2010

Fenômeno Rebolation

Numa reportagem de quinta (dia 18/03/2010) no Jornal Hoje da Rede Globo era discutido a capacidade de nosso cérebro memorizar sons que nós não gostamos. Ou seja, nós memorizamos sem querer aquelas musicas que mais detestamos.

Essas músicas geralmente são as que estão fazendo sucesso, mesmo que consideremos de qualidade ruim. No momento, a que possui esta característica e a famigerada Rebolation do grupo baiano Parangolé.

Ela já invadiu as novelas, jogos de futebol e grande parte dos programas televisivos, criando um feito midiático que podemos chamar de “efeito rebolation”. Com a memorização indesejada, também temos uma força mercadológica de persuasão muito grande, pois consumidores afetados pelo “efeito rebolation” vem a consumir produtos com relação ao efeito.

Dessa forma, o “efeito rebolation” possibilitará a quem se aproveitar dos seus benefícios bons lucros. Como há possibilidade de memorizarmos mais músicas indesejáveis e elas terão efeito influenciador, devemos tomar cuidado com o som famigerado do momento.

Nenhum comentário: