sábado, 12 de dezembro de 2009

Mulheres na bolsa

O mercado de capitais sempre foi exclusividade de investidores. Seu acompanhamento, decisão de investimento, análise de retornos faziam parte, até então, do vocabulário masculino. As mulheres vem se inserindo nesse mundo exclusivamente machista.

O nível de formação, a curiosidade, o incentivo foram tópicos fundamentais para essa mudança de comportamento das investidoras. Cada vez mais surgem administradoras, economistas, contadoras e outras profissionais que buscam o conhecimento de um mercado que pode ser muito lucrativo.

Isso atiça a curiosidade de quem busca a sua independência financeira, moral e familiar. E com o incentivo governamental de utilização do FGTS pelos funcionários da Petrobras e Vale, na inserção no mercado de capitais, muitas funcionárias arriscaram entra nesse mercado.

Por isso, não é espanto o crescimento do número de mulheres na Bolsa de Valores. De 6% de participantes em comparação aos homens (94%) em 2003, temos em 2009 uma estimativa de 30%. Um crescimento de 500% em 6 anos. Prova que as mulheres estão se familiarizando a Bolsa.

Nenhum comentário: