segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Centro de Integração Digital de Capela

Um dos ramos de empresa com grande crescimento nos ultimos anos foi o de Lan Houses e Cyber Cafes. O crecimento se dá ao aproveitamento da incluão idigital que tais negocios favorecem. Por isso, juridicamente têm sidos denominados de Centros de Inclusão Digital (CID), para que se adeque ao seu produto final que é a inclusão digital.

Muitos pequenos e micros empresarios tem se aproveitado do grande número de usuário sem acesso a Banda Larga, que permite maior rapidez de tráfego no ciberespeço. Segundo dados do Sebrae, 50% dos usuários da internet a navegam por meio dos CID. No Nordeste esse número chega a 70%.

Entretanto, ainda é grande o número de brasileiros que ainda podem ser considerados como "Analfabetos Digitais". O poder píblico vem adotando politicas que permitam aos brasileiros teren acesso facil e rápido a internet, o que vem ajudar também no nível de ecolarização, já que o contato com o ciberespaço traz beneficios na apredizagem escolar.

Uma das politcas de inclusão digital adotada é a criação de CID publicos. No estado de São Paulo á grande o número de CID publicos e até foi utilizado como promessa de campanha na eleição da capital. Em Sergipe, inaugura-se em Capela o primeiro CID publico do estado e o único da cidade.

Essa é mais uma ação da prefeitura local visando o crescimento da cidade. Investir em educação também é investir na inclusão digital. Bom programas publicos devem ser divulgados. E esse é o caso. No entanto, torcemos para que também o nível de escolaridade de Capela atinja niveis que a coloquem como referencial nacional.

Nenhum comentário: