sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

CD: mídia de divulgação

Quase todos os produto na nova era da informação tiveram seu ciclo de vida reduzido. O CD como mídia utilizada para musicas está chegado ao seu fim. Agora, ele é usado apenas como instrumento de divulgação massifica.

Outro era muito raro termos em uma mídia dezenas de discos. Hoje, em discos MP3, nos Ipods temos coleções inteiras. A tecnologia da informação permitiu que o fluxo de dados torna-se quase intermitente. A partir daí, tornou-se comum o compartilhamento de musicas entre todos os usuários do ciberespaço.

Dessa forma, o Cd agora se torna apenas uma forma de marketing direta, que muitas vezes é distribuído de graça. Como exemplo recente, temos a Banda Calipso que ao se apresentar em uma cidade do interior de São Paulo havia anteriormente distribuído de graça o seu novo Cd. Eles, alias, têm como seu principal faturamento a realização de shows e eventos.

Portanto, o Cd hoje não pode mais ser considerado um dos produtos relacionados a indústria fonográfica. Ele agora tem que ser considerado como instrumento de marketing direto. Caso contrário, o artista ou banda que pense em lucrar com a venda de Cd’s pode começar a pedir falência.

Nenhum comentário: