sexta-feira, 25 de julho de 2008

Estado da Arte - Modelagem DEA na formação de preço de venda

MACEDO, Marcelo A. da Silva; ROSADAS, Leandro Azevedo da Silva. Modelagem DEA na formação de preço de venda, FACES Revista de Administração, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 11-24, Mai/Ago 2006.


Os autores apresentam e discutem neste trabalho uma modelagem de precificação alternativa às tradicionais (custos, econômica e marketing) com base na utilização da análise envoltória de dados (DEA). Essa metodologia apóia-se em dois princípios: a formação dos preços com base na competitividade e para os consumidores o preço é uma variável relevante na sua escolha.

Os autores têm como objetivo o uso desta modelagem a obtenção de um preço de venda eficiente, com uma relação custo versos benefício ótima, de acordo com o que é praticado pela concorrência.

Os autores têm com base as idéias de Kotler e Churcill e Peter. Tem como linha teoria a junção da visão da teoria econômica com a de marketing, o que permite decidir a estratégia a ser utilizada na precificação, considerando-se os custos e o valor agregado do produto para os clientes.

O controle e o acompanhamento dos preços podem ser feitos pelo sistema de custo vigente, por pesquisas nos mercados onde os produtos/serviços são oferecidos e através de análises econômicas regulares de concorrência. Para conceituar a DEA, os autores utilizam os argumentos de Macedo, Zhu e Lins e Meza. A DEA compreende o uso de métodos de programação linear para construir uma fronteira não paramétrica sobre os dados, onde medidas de eficiência são calculadas em relação à fronteira.

Um exemplo ilustrativo é utilizado para que a abordagem input, com o modelo DEA, pois observaram uma maior capacidade de discriminar as várias alternativas que foram apresentadas. O objetivo do exemplo ilustrativo é para determinar o preço ótimo, dadas as características técnicas do produto e outros benefícios.

Essa modelagem, conforme o exemplo ilustrativo demonstrou, mostra a maximização do valor agregado no preço de maneira relativa, em função da competitividade, já que a decisão de compra é feita quase que exclusivamente com base na percepção do valor.

O modelo DEA tem o poder de discriminação das alternativas de custos x benefício para ser fornecer opções atraentes e não atraentes de preços para os clientes, levando-se em conta a característica técnica do produto e sua precificação. Assim, pode auxiliar os gestores em sua decisões de preço de venda.

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