sábado, 22 de setembro de 2012

A soberania como suporte ao interesse público


A finalidade do Estado é garantir o bem estar e o bem social dos cidadãos que o compõe. Consegue garantir tais premissas com o uso da soberania. A soberania é conceituada como o poder absoluto e permanente do Estado, sendo absoluto devido a atribuições de características de superior, e permanente já que não se finda com o fim do mandato de quem o comanda.

A soberania é mola mestra do interesse público, quando se é necessário subjugar o interesse privado. Como interesse público entende-se como forma especifica, com qualificação, de manifestação dos interesses de cada indivíduo enquanto participe da Sociedade. E o Estado é o responsável e o garantidor desse interesse público. Sendo assim, os interesses do representante que o lidera não se confundem e não são considerados eficazes.

O interesse pessoal não determina o conteúdo de uma decisão administrativa, implementada por um agente público. Essa vem carregada de desvio de poder, tornando tal decisão invalida. Daí ser ineficaz. A necessidade e compromisso de se garantir os direitos fundamentais vem dar aos agentes públicos um entrave na possível geração de conflitos entre os interesses públicos e privado, quando esses estão em exercício de suas competências discricionárias.

A regulação de mercado visando à garantia do direito de competitividade e não exploração econômica do consumidor é um exemplo da supremacia do interesse público sobre o interesse privado. Nessa hipótese, às empresas seria cômodo não existir competição em seus mercados de atuação e garantias de vultosos lucros com preços abusivos.

Portanto, a soberania do Estado é a força motriz do interesse público, garantidor dos direitos fundamentais, inibidor de interesses pessoais nos atos discricionários e regulador dos interesses privados quando esses vem a sobrepujar aos interesses daqueles quem compõe o Estado, ou seja, os cidadãos.

Um comentário:

Grupo TCB disse...

Olá, gostaria de ganhar um dinheiro extra trabalhando com seu blog?

Então acesse nosso site, faça seu cadastro, veja nosso treinamento, entenda com funciona e então comece suas atividades em nosso sistema (trocar cliques nos blogs dos outros parceiros).

Estimativa de lucro de R$300/400 por mês
Você faz seu próprio horário
Você faz seu trabalho diário em menos de 1 hora
Não precisa ter experiência
Não se trata de marketing multi-ní­vel
Não se trata de pirâmide
Sem nenhum custo inicial
Sem mensalidades fixas
Sem precisar indicar pessoas
Sem precisar comprar nem vender nada

Venha conhecer! Muitas pessoas com seus blogs do blogger estão ganhando um dinheiro extra todo mês com nosso sistema.

Acesse http://www.webganhos.com.br

OBS: devido a algumas pessoas que tinham medo de fazer o cadastro porque ainda não conheciam o sistema, diminuímos o formulário de cadastro, agora não é necessário informar o CPF, dados da conta, etc...

OBS: devido ao limite de nosso servidor, estaremos limitando os cadastros. Portanto se quiser participar faça seu cadastro o mais rápido possível para garantir-se no sistema.