segunda-feira, 8 de junho de 2009

A ação do PROMOS em Tobias Barreto.

O Sebrae em vista de promover o desenvolvimento local de municípios com potencialidades industriais adaptou para a realidade brasileira o “PROMOS”. Este é um projeto de promoção do desenvolvimento das micro e pequenas empresas no âmbito de distritos industriais da Itália, com ótimos resultados, que alavancou o desenvolvimento italiano no pós-guerra.

Sua concepção esta na abordagem do favorecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APL), como forma de capitanear o desenvolvimento dos municípios contemplados. Em Sergipe, o município de Tobias Barreto, com sua rede de confecções e artesanatos, foi o escolhido.

Através de um diagnostico rápido participativo, tendo em vista a aplicabilidade do DLIS – Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável, foi possível identificar as potencialidade de Tobias Barreto, tendo seu pólo de artesanatos e confecções inserido dentro do contexto internacional, passando a comercializar para a Europa.

Além disso, todo o processo de alavancagem de Tobias Barreto foi cuidadosamente planejado através de conhecimento técnicos sobre políticas de desenvolvimento sustentável, que proporcionaram aumento de qualidade de vida da população, com maiores ganhos financeiros e junto a isso houve ainda a política de preservação ambiental, com ações desenvolvidas em virtude do bem-estar do ambiente.

O sucesso do programa PROMOS no município foi resultado da política de valorização cultural, sem mexer em suas raízes. Deve-se também ao fato de que se concretizaram ideias inovadoras, como a central de compras, por exemplo, que proporcionou ligação do município com outros pontos do planeta.

Para ter alcançado êxito, a participação social também foi importante, pois os interesses coletivos foram levados em consideração e o grau de cooperação entre empresas envolvidas foi significante, o que demonstra que a comunidade entendeu a lógica do PROMOS, que é desenvolver e fortalecer as redes cooperativas locais.

Em termos de resultados quantitativos verifica-se que as ações planejadas fizeram a produtividade aumentar, elevando também o volume de vendas, principalmente porque houve um maior acesso ao mercado internacional.

Os indicadores de avaliação retrataram ainda que ocorreu um impacto no ambiente onde a política do PROMOS interveio, sobretudo com a cesso a educação e informação por parte da comunidade.

Portanto, percebe-se que uma política de desenvolvimento sustentável bem planejada e tendo em vista os aspectos culturais locais, pode resultar na autonomia da comunidade perante o Estado, fato que a torna forte para alcançar bons índices de qualidade de vida futuros.

Nenhum comentário: