domingo, 31 de janeiro de 2010

Macacão de futebol

Os clubes do futebol brasileiro estão cada vez mais com o s cofres cheios com o dinheiro advindo dos patrocínios que as empresas estão nas camisas dos jogadores. Hoje esse é um quadro que pode salvar do buraco os endividados clubes.

O Corinthians foi o pioneiro com a nova vertente adotada. Após ter a acertada decisão de ter em seu plantel um jogador considerado sem condições de atuar em gramados competitivos, mas que ainda detentor de um prestigio enorme perante o mercado de merchandising, o clube paulista hoje tem um faturamento de R$ 100 milhões anuais. Muito alto para os padrões nacionais. R$ 12 milhões são de Ronaldo, o motivador deste estopim.

Outro clube vem copiando a formula, mas com pouco sucesso, devido as clausulas contratuais de exclusividade de patrocínio. Palmeiras, Grêmio, Internacional, Cruzeiro tentaram repetir a formula, sem sucesso.

É necessário um forte garoto propaganda. E o único clube que hoje pode fazer frente ao Corinthians é o Flamengo, que possui em seu elenco Adriano, O Imperador, e Vagner Love. Portanto, esses são os clubes mais propícios a vestirem os seus jogadores com macacões de futebol, semelhantes ao usados por pilotos da Formula 1.

sábado, 23 de janeiro de 2010

O Yelp é da Google

Uma das estratégia mais utilizadas por grandes corporações que visam um amplo market share é a exploração de nichos de mercado. Essa exploração pode ser criando novos produtos ou empresas, ou adquirindo quem domina determinado nicho.

O Yelp é um dos maiores sites de críticas sobre restaurantes locais e informações para pequenos negócios, incluindo mais de 8 milhões de resenhas postadas por seus usuários. Por isso, visando explorar um lucrativo mercado de anúncios locais, a Google fez uma oferta de compra irrecusável pelo Yelp. O negócio deve se concretiza este mês.

Intensificando o foco no mercado de negócios locais daria a Google ótimo poder de argumentação para que comerciantes locais publiquem seus anúncios e promoções na internet.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Sucesso de vendas do Kindle

Depois de despontar como a precursora do e-commerce e ter um rápido declínio com o aumento de concorrentes no mercado, a Amazon tem um novo motivo para ser considerada inovadora novamente: o Kindle.

A empresa vislumbrou aproveitar um nicho de mercado oferecido pelos os e-books, mas que vinha em declínio devido o desconforto da leitura por meio de um computador. O Kindle permite que os e-books sejam lidos confortavelmente. É como se o usuário estivesse folheando páginas de um livro.

No inicio do mês a loja de e-commerce anunciou que a comercialização de e-books compatíveis como Kindle ultrapassou o comercio de livros de papel. A primeira vez que isso aconteceu, segundo a Amazon, foi no dia 25 de dezembro, Natal.

A empresa também noticiou que o Kindle foi o produto mais presenteado da sua história. A loja oferece atualmente 390 mil livros digitais compatíveis com o leitor.

Então, o Kindle é a possibilidade de aumento do market share da Amazon, fazendo com que ela volte a ser a grande referência do setor.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

2000 e 10

Perspectivas de um ano promissor econômica, estrutura e financeiramente. Esses são os desejos de ano novo para políticos, empresários e da sociedade civil.

Depois de um ano em que uma misera "marolinha" quase causou estragos de tsunami, o ano "10" chega com ar de salvação. Haverá Copa do Mundo, evento que aquece a produção, o comércio e serviços relacionados a televisores, computadores e produtos com merchandising da Copa. Além do que muitas empresas agoram irão realizar alto investimentos visando a recuperação.

Então, esperemos que 2010 seja um ano promissor e que realmente a "marolinha" tenha perdido o seu efeito. E como os americanos declararam na virada de ano novaiorquino, que seja um ano 2000 e 10!!