quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Presente de Papai Noel: recuperação das vendas.

O mês de dezembro representa ao comércio o mês em que toda a oscilação de seu fluxo de vendas será compensada. É o mês em que as lojas esperam receber um bom presente de natal.
O 13° salário injeta dinheiro e ânimo na economia. O espirito consumista que incorpora o brasileiro nessa época do ano, permite que a lucratividade das empresas desse setor permaneça como planejado. Postos de trabalho são criados e impostos tem sua receita geradora aumentada.

Se o Natal é uma fraternização entre os povos cristão, também é uma fraternização entre sociedade civil, empresas e governo. Todos poderão ter motivos para que Papai Noel seja lembrado.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Mulheres na bolsa

O mercado de capitais sempre foi exclusividade de investidores. Seu acompanhamento, decisão de investimento, análise de retornos faziam parte, até então, do vocabulário masculino. As mulheres vem se inserindo nesse mundo exclusivamente machista.

O nível de formação, a curiosidade, o incentivo foram tópicos fundamentais para essa mudança de comportamento das investidoras. Cada vez mais surgem administradoras, economistas, contadoras e outras profissionais que buscam o conhecimento de um mercado que pode ser muito lucrativo.

Isso atiça a curiosidade de quem busca a sua independência financeira, moral e familiar. E com o incentivo governamental de utilização do FGTS pelos funcionários da Petrobras e Vale, na inserção no mercado de capitais, muitas funcionárias arriscaram entra nesse mercado.

Por isso, não é espanto o crescimento do número de mulheres na Bolsa de Valores. De 6% de participantes em comparação aos homens (94%) em 2003, temos em 2009 uma estimativa de 30%. Um crescimento de 500% em 6 anos. Prova que as mulheres estão se familiarizando a Bolsa.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Pontos corridos...

Se em time que esta ganhando não se mexe, campeonato lucrativo não se muda regulamento. Os pontos corridos trouxeram organização, credibilidade e perda de audiência para a Globo.

Ela nos últimos anos sempre briga nos bastidores para garantir a sua transmissão exclusiva e permitir por preços lucrativos a transmissão por outra emissora concorrente. Também visa ótima receita com as cotas de publicidade. Mas, a atual disputa também tem lhe trazido prejuízos.

Houve fuga de audiência nesses últimos cinco anos. Os anos em que a atual forma de disputa se consolidou. Por isso, nos bastidores os representantes globais vem articulando junto aos clubes a mudança de formula de disputa. A CBF é relutante. Alguns clubes também. E a credibilidade adquirida no exterior também deixa os profissionais que atuam nesse esporte na mesma situação.

Com estádios cheios, emoção garantida, a atual forma de disputa esta consolidada. A Globo deve se contentar com os lucros gerados pelo per-pay-view e reconsiderar sua estratégia de negociação de cotas de publicidade. Isso antes de perder a exclusividade de transmissão.