quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A "IPImania" está chegando ao fim

No começo deste ano, para amenizar os efeitos da crise e suas conseqüências, o Governo Brasileiro lançou o projeto de alavacagem das vendas e garantia de alguns postos de trabalho com a redução de uma das suas principais fontes de financiamento: o Imposto sobre Produtos Industriais.
A União fez a sua parte e o mercado soube assimilar muito bem essa grande oportunidade de crescimento de lucros. A linha branca e automóveis foram os produtos que obtiveram os melhores resultados, pois foram também os que maiores expectativas de baixa vendas e grandes demissões o Estado e varias analistas projetaram.
Mas, a grande responsável do sucesso desse projeto foi a população que vislumbrou ter produtos novos, como o carro, a preços que não pesariam no seu curto orçamento. Por isso, também as empresas de atividade financeira saem com ótimos ganhos com o período de redução de IPI, já que vários foram os produtos que tiveram sua compra financiada.
Chegado o fim da "IPImania" que foi instalada, os preços voltaram a ter o seu patamar anterior. A União teve queda e sua arrecadação, mas livrou-se de engodo maior que foi a recessão, porque não sobre avaliar com seriedade os efeitos da crise ianque.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Boa Comida, Boa Vida!!!

A revista Seleções do Reader´s Digest desde 2002 realiza a Pesquisa Marcas de Confiança tendo os seus eleitores como entrevistados. São diversas categorias, mas a principal é aquela que define a marca mais confiável, independente do segmento.

A marca Nestlé foi a escolhida com 18% do total das respostas, com a Brastemp em segundo com 9% e a Petrobras em terceiro com 8%. Essa é a terceira vez consecutiva que a Nestlé aparece no posto.

Ao investigarmos os fatores que a leva a uma relação de confiança com o consumidor, destacamos três: qualidade dos produtos, excelentes estratégias de marketing e mobilidade competitiva.

Com relação à qualidade de seus produtos, sejam eles de qualquer segmento alimentício, a empresa suíça tem expertise se comparado outras organizações de seu segmento de atuação. Suas estratégias de marketing servem de cases nas faculdades de administração e publicidade devido à perfeição que são realizadas. E a empresa move-se no mercado de acordo com as tendências proeminentes.

Assim, não é estranho que esteja à frente de empresas como a Petrobras e Brastemp, também com poderosos brading. Só que o paladar tem efeito psicológico grande, quando falamos de fidelização. Por isso a Nestlé tem como seu mantra: Good Food, Good Life!!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Adequação do sistema de custos a ISO 9001

O mercado desde que se tornou mais competitivo exige cada vez mais diferenciação das organizações. Umas das maneiras de conseguir esta diferenciação é pela melhoria da prestação de serviços ou da performance dos produtos tendo a gestão de qualidade como impulsionador.

Essa gestão de qualidade pode seguir parâmetros pré-definos por normas da ISO 9001, que regem o tipo de sistema de qualidade a ser adotado visando a excelência de qualidade a ser percebida pelo cliente. Porém, em todo projeto, assim como em todas as operações organizacionais custos estão incorridos. Conhece-los e administra-los eficientemente é de suma importância. Seus direcionadores indicam onde e quanto à organização está gastando para a manutenção de seus serviços, e assim como a quanto deverá ser gasto para implantar tal sistema.

Os custos de qualidade possuem características intrínsecas que obriga uma gestão de custos mais especifica, com definições precisas de seus direcionadores e uma alocação acurada de seus custos indiretos. Isso leva a organização a formular um sistema de custos que atendam essas necessidades e que sejam baseados no modelo de gestão que melhor se molde as suas características.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A (possível) nova onda de contratações

Após a noticia da saída técnica do Brasil da recessão, analistas projetam um final de ano de recuperação dos postos de trabalho reduzidos no início do ano e a alavancagem das vendas.
Todo fim de ano existe esta perspectiva. Mas neste ano, ela surge com um alívio. Alívio esse devido a recessão não ter terminado verdadeiramente.
Dos novos postos de tranalho, os setores de maior atração sãos o de confecções, o de brinquedos e o de alimentos, na esfera industrial, e o comércio de varejo, na esfera de serviços.
Vale ressaltar que esses postos de trabalho são na sua maioria temporários, no que diz respeito as vagas destinasas ao ensino médio. No entanto, o percentual projetado para a efetivação é de 17% anima os analistas, que sentem um o ano de 2010, ano de Copa do Mundo.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O troco

Ano passado, a Rede Record comprou o diretos de transmissão dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012 e os Jogos de Inverno de 2010. Um grande baque mercadológico na Globo.

A Record se vangloriou do feito, deixando a sua concorrente irritada. Pra completar bateu o martelo que não distribuiria para mais ninguém. Pela primeira vez, depois de muito tempo, a emissora carioca não terá em sua tela as Olimpíadas.

Isso causou mais esta na cúpula da emissora, ainda mais porque a Rede Record espalhou por todo o país propagandas alusivas do tipo: Beijing, Beijing, Tchau, Tchau!!
Pra quê. A fúria da Globo foi despertada.

No final do ano passado, o primeiro embate foi na aquisição do Campeonato Brasileiro. Disputa acirrada e a Globo levou a melhor. Esta depois adquiriu a Transmissão da Liga dos Campões, que somente os jogos que irão passar em sua tela serão aqueles obrigados por contrato. Por fim, no mês de agosto, adquiriu o direito de exclusividade das Olimpíadas de 2016, das Olimpíadas de Inverno de 2014 (evento que nunca teve tão interesse) e está quase fechada a exclusividade da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Tudo isso noticiado por W. Bonner, com um sorrisinho no rosto, no Jornal Nacional.

Portanto, a Globo deu um troco de longo prazo naquela que mexeu com seus brios. Hoje o discurso na Record é que a sua rival esta temerosa com a quebra do monopólio da comunicação, devido o seu crescimento nos últimos anos. É bom abri o olho, pois a coisa não esta Bela, está Feia para Record.